Claro que fiquei acima daquilo que considero o meu peso aceitável e por isso, por um lado, toca a fechar a boca e a ter cuidado com o que como. Por outro lado, e também muito importante, toca a fazer exercício...
Ontem confesso que tinha decidido acordar cedo e começar logo de manhã a ginasticar, mas a cama agarrou-me e não me deixou levantar :). Ontem era um dia complicado, pois vinha de vários dias a deitar-me bem mais tarde do que o normal e por isso à hora de ir para a cama (normalmente por volta da meia noite), não tinha sono nenhum... fui-me deitar já mais tarde, mas mesmo assim rebolei durante várias horas... Claro que de manhã a cama, quentinha como estava, agarrou-me com muita força e não me deixou ir correr...
Mas hoje já não caí no mesmo erro... a muito custo levantei-me com os meninos, para tomar o pequeno almoço com eles e dar-lhes uns miminhos pela manhã... e depois, já mais desperta, fui então fazer exercício o meu exercício. Foram apenas 20 minutos entre corrida leve e andar... Pode parecer pouco, mas para quem estava parada há alguns meses, tem que se começar devagar, senão fico já exausta e sem vontade de voltar amanhã.
E agora traçar objectivos para continuar a fazer desporto de forma rotineira e não desistir... Correr pelo menos 3x por semana de manhã, à volta de 30 minutos... ir tentando aumentar o ritmo, mas de forma muito gradual (que também não é para estafar... é só para ir gastando energia). É também importante, durante o fim de semana, manter uma vida mais ativa. Agora no inverno é sempre mais difícil encontrar atividades de fim de semana, mas sempre que não chover é importante ir andar de patins, fazer boas caminhadas, andar de bicicleta, jogar padel ou qualquer outra atividade ao ar livre que possa incluir a família toda.
Há pouco tempo, para me motivar nesta coisa do desporto, comprei uma pulseira que mede os passos, o ritmo cardíaco e tem uma app associada que me permite ir avaliando a minha evolução. É a Fitbit Charge HR.
Recomendo imenso, primeiro porque funciona bem e como está sempre no pulso (e até serve de relógio) pode ser utilizado em qualquer altura... mesmo quando não estávamos a planear fazer desporto. Sei que os cromos da corrida fazem resultados fantásticos, mas o meu objectivo é ir melhorando ligeiramente os meus resultados e acima de tudo ir me mexendo... e para controlar a minha evolução a app do fitbit é optima!
A monitorização do ritmo cardíaco não é perfeita, mas é uma óptima aproximação e até dá para avaliarmos como é o nosso dia a dia em termos de ritmo cardíaco... eu tenho um ritmo cardíaco em esforço muito elevado, com alguma facilidade bato nas 190 pulsações... e por isso é importante manter o controlo apertado durante o esforço para que o desporto não signifique nenhum risco para a saúde.
E a acompanhar a balança da Withings vai-me permitindo verificar a evolução do peso e da massa gorda. E a app da fitbit vai buscar o peso retirado desta balança por isso consigo acompanhar tudo, utilizando apenas 1 app.
E agora é só manter a motivação para cumprir os objectivos e voltar ao modo mais fit e conseguir um corpo são (depois tenho que trabalhar também para manter a mente...).
Sem comentários:
Enviar um comentário