Ruka e Kuka: Como na prática é difícil aplicar a teoria...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Como na prática é difícil aplicar a teoria...

E depois de ontem vos ter deixado aqui um texto em como temos que assumir a responsabilidade de comunicar bem com os nossos filhos, de os perceber e de os tratar de igual para igual... chego a casa e essa tarefa se mostra completamente impossível...

Ontem, mais uma vez, o meu filho mais velho embirrou com a comida do jantar e comeu só a massa, deixando o salmão por completo no prato... podia-se dizer "mas ele não gosta de salmão...". Mas não é verdade porque está farto de comer o salmão e por outro lado já me disse que hoje à noite o vai comer... (sim porque ficou guardado para o pequeno almoço - que ele não comeu - e vai ficar guardado até ao jantar).

 Tento perceber qual é a razão para o meu filho ter este comportamento com a comida... e náo percebo... Tento pensar qual a melhor forma de lidar com estas dificuldades e não consigo encontrar solução... ou lhe dou sempre hambúrguer com arroz ou então vou sempre ter problemas. Já aplicámos várias estratégias: fazer com eles o meuu da semana (não nos permitiam sair do hambúrguer e da pizza), deixá-lo não comer quando não gosta da comida e não ligar (ficava mesmo sem comer e ainda por cima descansado da vida), mandá-lo para a cama ao fim de 45m sem acabar o jantar (a despreocupação era total, porque até ía para a cama dormir)... Enfim, não tem sido nada simples... vamos obviamente continuar à procura de novas estratégias que façam com que ele aprenda a comer refeições mais variadas e sem refilar sempre que vê alguma coisa diferente do hambúrguer.

Enfim, educar não é mesmo fácil... e por mais teorias que nos apresentem, 
a prática é sempre diferente.


Sem comentários:

Enviar um comentário