Ruka e Kuka: Mas o que é a realidade...

quarta-feira, 30 de março de 2016

Mas o que é a realidade...

Ontem estive com uma amiga de longa data, a minha coach de há 4 anos que juntas percorremos um caminho que resultou em algumas transformações na minha vida e que me fizeram ficar mais perto daquilo que são para mim os meus objectivos.

A conversa foi boa e deu para repensar alguns assuntos que vos vou expor hoje, mas que peço aos mais cépticos que não leiam o resto, pois tenho a certeza que para quem não acredita o que vou dizer vai parecer uma loucura...


Mas afinal o que é a realidade? Pois na verdade nada do que nos é transmitido pelos nossos sentidos existe realmente, ou pelo menos não existe da forma como o percebemos... O que existe para nós já são as nossas percepções pois aquilo que para mim é verde e vermelho para um daltónico será de outra cor... Aquilo que para mim é doce e bom, para outros terá um mau paladar...

As nossas percepções são o que são e não as conseguimos mudar... Aceitamos como são... 
O que podemos mudar, e que na realidade é o que nos faz sofrer, são os nossos pensamentos sobre essas percepções. As nossas reacções às percepções que temos sobre o mundo que nos rodeia, as avaliações que fazemos (se é bom, se é mau aquilo que acabamos de ver, sentir ou cheirar). Isso pode ser totalmente trabalhado por nós e alterado de forma a perseguirmos o nosso objectivo.


Nós podemos ser aquilo que quisermos ser e aquilo que em cada momento nos dá mais jeito para atingir os nossos objectivos. 


Pode parecer utópico e pode parecer uma quebra de identidade, mas na verdade isto são regras que o nosso ego nos tenta impor para nos limitar a prossecução dos nossos objectivos. O facto de sermos adaptáveis e resilientes é uma força enorme, que nos permite ser o que temos que ser para enfrentar os obstáculos todos e encontrar novos caminhos quando os obstáculos não são abaláveis e têm que ser contornados...

E temos que aceitar isso como uma qualidade e não dar ouvidos ao nosso ego que teima em dizer: "Estás a ser hipócrita! Não estás a ser verdadeira!".
Atenção que o nosso ego, aquela vozinha que está lá atrás, funciona a maior parte das vezes contra nós... é altamente limitador e por isso, na maior parte das vezes, não lhe devemos dar ouvidos. :)



Na verdade a vida é uma brincadeira e nós ao tentarmos levá-la demasiado a sério acabamos por complicar isto tudo...


Claro que acredito que devemos ter um propósito, e que devemos correr atrás dele com todas as forças mas sem obsessão... Estamos por cá para cumprir o nosso propósito, pois isso dará sentido ao que fazemos, mas também para nos divertir, para aproveitar os anos que cá estamos o melhor possível...

Se mantivermos esta ideia das nossas percepções e da nossa reacção às percepções, penso que tudo se tornará muito mais simples e poderemos manter a certeza que somos totalmente responsáveis pelo que nos acontece. Embora não consigamos alterar alguns factores externos - para além das energias que emanamos e que têm uma grande influência no que recebemos (o que já é uma força enorme) - podemos sempre alterar a nossa reacção às percepções e assim reagir de uma forma mais positiva e frutífera.



Por hoje fico por aqui... mas para os interessados, prometo explanar um pouco mais destas minhas ideias nas próximas quartas-feiras aqui no meu blog... fica atento(a)!

Deixa os teus comentários aqui no blog... penso que uma coisa boa da vida é fazermos o que gostamos acompanhados... Eu gosto de escrever e se gostas do que escrevo comenta... do debate de ideias nascerá certamente uma riqueza muito maior!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário