Na nossa vida há pessoas, como o marido e os amigos, que podemos escolher, mas a maioria delas são nos impostas pela vida. Começa logo pelos nossos pais, avós e outros familiares, depois vêm os irmão e por fim os colegas de trabalho... são nos sempre impostos, sem em momento algum podermos dizer "vou trabalhar só com este ou só com aquele". Assim sendo, temos que nos habituar a eles, mesmo não sendo pessoas da nossa selecção.
Na escolha das pessoas que podemos fazer, devemos ser muito criteriosos pois está mais que provado que a influência das pessoas que nos rodeiam é enorme, tanto a nível do nosso estado de espírito como também ao nível da pessoa que nos tornamos. A tendência para bebermos um pouco das imagens e das experiências que vemos é inevitável e por isso, mesmo sem darmos por isso, acabamos por em muitas situações espelhar aquilo que se passa à nossa volta.
Se concluirmos que são pessoas que não nos interessam, o melhor a fazer é mesmo desistir delas e deixar de estar com elas sem pensar duas vezes...
Há no entanto casos de pessoas negativas mas de quem gostamos muito... imagina, por exemplo, que uma das tuas irmãs é uma pessoa negativa. Vais te afastar dela por isso?
Claro que não, neste caso que são relações afectivas importantes temos que nos manter perto delas, por um lado tentando que ela se torne mais positiva e por outro lado defendendo-nos de forma a não nos deixar influenciar pela onda negativa da pessoa. Mas é mesmo muito importante fazer este reconhecimento e criar esta barreira na influência que ela traz para a tua vida.
E tu? Tens muitas pessoas negativas à tua volta?
Sem comentários:
Enviar um comentário